Caríssimos, o projeto que se segue foi recusado pela inércia que impera a maioria dos funcionários da Rede Estadual de Ensino.

 

EE PROFª ZULEIKA DE BARROS MARTINS FERREIRA

  

Projeto Zuleika de Cultura 2009

 

Fundamento

  

 

   O projeto visa basicamente incentivar a cultura nos alunos, mas não apenas fazer com que saibam citar uma linha de Camões e nada mais, como é na maioria dos casos. A idéia é abrir a mente dos estudantes para a arte geral: Musica, Dança, Cinema, Teatro, Gastronomia, Artes Plásticas, Literatura, Fotografia etc. É verdade que sabe-se o mínimo sobre os tais, porem, não sabem sobre a essência destes. Assiste-se a filmes, mas não se conhece Casablanca, James Dean, Cinema Paradiso, Ennio Morricone, Martin Scorsese, ou mesmo Central do Brasil. Ouve-se musica sem conhecer Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi ou mesmo Pedro Neschling. Fotografa-se sem saber a existência de Sebastião Salgado. Leem-se coisas todo o tempo; inerte as obras de José Saramago, de Miguel de Cervantes, Augusto dos Anjos, ou pior apenas ouvir falar de Machado de Assis. Não se conhece David Lachapelle, Salvador Dalí, Vincent Van Gogh, William Turner ou até mesmo, podemos crer, Candido Portinari.

 Essa é a lastimável situação da esmagadora massa não apenas dos estudantes da EE Profª Zuleika de Barros M. Ferreira mas da juventude brasileira. Algo classificável apenas como triste, pois se este é o futuro próximo da nação vemos que o Brasil não melhorará.

 Creio que é através da cultura, da arte que se faz um olhar critico, que se constrói opinião na pessoa que ainda não a desenvolveu. E isto é o principio para a formação de “cabeças pensantes”, com a capacidade de questionar.

 O digo pois o “questionar” pode expressar outros sentidos, mas vou abordar aquele que trata de questionamentos sobre o sociedade, o por que da vida e do mundo ser como é, a pergunta que reluta em encontrar resposta, mas que aquele que a fez a si próprio não mede esforços para encontrar a solução.

 Despertar a curiosidade de modo que a  partir daí o “céu seja o limite” pois não acredito que ajam limites ou forças, por maiores que sejam, capazes de segurar grandes mentes, pois este tipo de mente “elevada” é a verdadeira força.

 

Funcionamento

 

  Este projeto teria grande movimentação, pois haveria apenas dois grandes grupos por sala. A cada grupo seria incumbida a missão de trabalhar em um lote, formado por  artistas ou segmentos , por exemplo, de cada tipo de arte abordado no projeto.

 Os grupos teriam não apenas que trabalhar seu lote cultural, mas também desenvolver a forma com a qual acredita que os demais grupos da escola compreenderiam e receberia esta cultura em suas vidas, uma maneira com que absorvessem este conhecimento que o grupo produtor lhes proporciona.

 Estes grandes grupos elaboram suas formas de exposição, valendo nisto a expressão livre dos grupos: Teatro, musica, exposição visual, vídeo etc.

 

 

Exemplos de Lotes Culturais

Grupo Schiavone

  • Música : Piotr Ilitch Tchaikovsky.
  • Dança: Balé – O Quebra Nozes.
  • Filme: Sindicato de Ladrões.
  • Artes Plásticas: David Lachapelle.
  • Gastronomia: Vodka.
  • Literatura: Os Irmãos Karamazov ( Fiódor Dostoievski).

 

Grupo Di Lauro

  • Musica: Antonio Lucio Vivaldi
  • Dança: O utilizado durante “As Quatro Estações”.
  • Filme: Cinema Paradiso
  • Artes Plásticas: Amadeo Modigliani
  • Gastronomia: As famosas massas da Itália.
  • Literatura: O Enigma Vivaldi (Peter Harrys).

 

 

Grupo Prestieri

  • Musica: Wolfgang Amadeus Mozart.
  • Dança:Valsa Vienense
  • Filme: Amadeus.
  • Artes Plásticas: Vincent Van Gogh.
  • Gastronomia: Cerveja e lingüiça.
  • Literatura: O Cavaleiro Inexistente (Ítalo Calvino).

 

Grupo Riina

  • ·        Musica: Flamenco.
  • ·        Dança: “
  • ·        Filme: Pedro Almodóvar.
  • ·        Artes Plásticas: Pablo Picasso.
  • ·        Gastronomia: Paella.
  • ·        Literatura: Dom Quixote (Miguel de Cervantes).

 

Grupo Provenzano

  • ·        Musica: Samba.
  • ·        Dança: “
  • ·        Filme: Memórias Póstumas.
  • ·        Artes Plásticas: Romero Britto.
  • ·        Gastronomia: Vinho.
  • Literatura: Augusto dos Anjos.

 

Como Trabalhar os Lotes Culturais

 

MUSICA: Os Grupos deverão explicar como é, o significado na época da formação, como e onde é ouvido hoje.

 E deve-se fazer um paralelo entre os que estão habituados com o tema em relação aos que tem por cultura outras formas musicais.

DANÇA: Os grupos terão de descrever o funcionamento, a história o significado de “ontem e hoje”.

 Aconselhável: Espetáculo.

CINEMA: Deve-se analisar a direção, trilha sonora, a história, premiação, critica, analisar a interpretação e tudo que a arte cinematográfica proporciona.

ARTES PLASTICAS: Deve-se analisar o que há em comum entre as obras do artista, seu “traçado”, o que o motivara, o mundo em que vivia e sua a influencia que fazia sobre o estudado.

GASTRONOMIA: Deve-se analisar a historia, como e por que foi criada, as sociedades que a incorporaram e como esta fora aceita ou não “pelos diferentes lados de nossa desigual nação”.

 Aconselhável: Se possível degustar, e descrever o que tema tratado.

LITERATURA: Ler a obra, compreende-la e interpretá-la por meio de apresentação oral.

Anúncios